Santo padroeiro do Brasil. Festa dia 19 de outubro.
Religioso contemporâneo de Santa Teresa d’Ávila, reformou a Ordem Franciscana. Praticava rigorosos jejuns e mortificações. Destacou-se por sua filial devoção a Nossa Senhora e seu ardoroso amor à Santa Cruz.

Oração Inicial

Deus e Senhor nosso, que nos dais, em vossos santos, admiráveis exemplos de virtudes, e que, no bem-aventurado São Pedro de Alcântara, nos apresentais um modelo acabado de oração, de humildade, de penitência e de caridade ardente: Fazei que copiemos, em nosso coração, tão eximias virtudes, e que apenas na cruz e na mortificação, que são chaves do céu, ponhamos, como São Pedro, nossas maiores complacências. Amém.

Primeiro Dia

Glorioso São Pedro de Alcântara, que, sentindo, em vossa alma, uma grande fome de céu, soubeste renunciar a todas as riquezas e prazeres do mundo: dai-nos força e decisão para apartar de nós tudo quanto impede nossa futura salvação. Amém.

Segundo Dia

Admirável São Pedro de Alcântara, que, esforçando-vos dia após dia, fostes lavrando, em vossa alma, a efigie de uma grande santidade: ensinai-nos a sermos verdadeiros santos, levando uma vida fervorosa e sem mancha. Amém.

Terceiro Dia

Penitentíssimo São Pedro de Alcântara, vós, que tiveste sempre a convicção de que, sem mortificação, ninguém se vê livre de pecados; esforça nosso ânimo, para que consigamos imitar vossos rigores e penitencias. Amém.

Quarto Dia

Piedosíssimo São Pedro de Alcântara, cujos fervores na oração vos arrastaram centenas de vezes ao êxtase e aos arrebatamentos: aquece nossa alma em vosso fervor e ajudai-nos na fidelidade a Deus. Amém.

Quinto Dia

Caridoso São Pedro de Alcântara, tão solicito sempre pelas necessidades do corpo e alma de vossos próximos; fazei-nos ver que, sem caridade, não seremos discípulos de Cristo nem poderemos entrar no céu. Amém.

Sexto Dia

Santo benfeitor, São Pedro de Alcântara, que iniciastes a grande Reforma da Ordem Franciscana começando por reformar a fundo a própria vida: fazei que examinemos nossa consciência, para começar ali a reforma que ansiamos ver no mundo. Amém.

Sétimo Dia

Fervoroso São Pedro de Alcântara, que entraste como franciscano em um convento colocando sob o patrocínio da Santa Mãe de Deus, e designaste com títulos marianos os conventos por vós fundados: Contagiai-nos vosso filial e decisivo amor a Virgem, nossa Mãe. Amém.

Oitavo Dia

Esforçado discípulo da Santa Cruz, São Pedro de Alcântara, que soubeste cravar-vos nela cada dia de vossa vida: fazei que percamos o medo da cruz, e descubramos, em nossas dores, as imagens dessa cruz que beijamos com devoção. Amém.

Nono Dia

Bendito São Pedro de Alcântara, filho insigne da Mãe Igreja, e hoje exemplo e glória dos católicos: infundi em nós um vivo e prático amor a Igreja de Jesus Cristo, arca de nossa salvação. Amém.

Orações Finais para todos os dias

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Pede-se a graça que se deseja alcançar com a novena.
Concluir com o responsório e a oração final.

Responsório

Soberano Redentor,
a quem Pedro serviu fiel
todo o tempo de sua vida,
de modo que detida
foi vossa ira por ele:

Fazei, Deus meu, o favor
de que seja concedida
nossa súplica rendida
por seu mérito e vosso amor.

Pois, Senhor,
destes palavra cumprida
de que, o que em seu nome peça,
vos teria por devedor:

Fazei, Deus meu, o favor
de que seja concedida
nossa súplica rendida
por seu mérito e vosso amor.

Rogai, Pedro, por nós
à divina Bondade,
para que assim consigamos
sua soberana Piedade. Amém.

Oração final

Onipotente e sempre eterno Deus, que, por vossos santos, vos dignas fazer sempre maravilhas: vos rogamos humildemente que, assim como tens prometido escutar, misericordioso, os rogos dos que vos implorem por meio de São Pedro de Alcântara, assim atendas agora, pelos méritos do mesmo, as súplicas que vos fazemos, e derrames, sobre nós, o saudável rocío de vossa bênção, para que, livres de todo mal, mereçamos chegar felizmente ao porto de vossa misericórdia.
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.