Festa: 9 de junho
Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal, em 1551. Dois anos depois veio para o Brasil para catequizar os índios. Com o Padre Manoel da Nóbrega, José de Anchieta fundou um colégio em Piratininga, ao redor do qual se formou um povoado, batizado por ele de “São Paulo”. Na nascente São Vicente fez as vezes de médico, engenheiro, juiz, professor, confessor e conselheiro. Aprendeu ali com os índios a língua Tupi e organizou a primeira gramática do Tupi-Guarani. Escreveu diversas poesias e cartas, e compôs autos catequéticos.
Senhor, nosso Pai, através do Santo Padre José de Anchieta, evangelizastes o nosso Brasil. Ele amou os pobres e sofredores, amenizando e curando seus males, e soube ser solidário com os índios, ajudando-os a Vos conhecer e amar em seu próprio idioma e costumes.
Por esta razão, Pai querido, pela intercessão do santo Padre José de Anchieta, que admiro e estimo, venho Vos suplicar a graça que necessito (faz-se o pedido…), fortalecido pela mediação carinhosa e eficaz de Nossa Senhora, que ele também muito amou ao longo de sua existência. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
Fazer também um ato de piedade, amor ou misericórdia para um pobre necessitado ou doente.